Tokusatsu é a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" traduzido como "filme de efeitos especiais". Antigamente, era um gênero que englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que usasse de efeitos especiais. Atualmente, é sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Winspector e muitos outros.
Atualmente, quatro produtoras japonesas se destacam na produção de tokusatsus (sendo a Toei a maior delas), apesar de existirem outras que também produzem o gênero. A supremacia da Toei é notável em relação à empresas menores, como a Toho ou a Takara, em razão de sua riqueza de subsídios e quantidade de patrocinadores, o que traz mais aprimoramentos aos projetos das séries. Porém, a Tsuburaya, por produzir apenas o gênero Ultraman, também destaca-se por aperfeiçoar cada vez mais o gênero e vem ganhando espaço na modernidade. Produtoras como a P-Productions, que se destacou em séries como Lion Man e Spectreman (além de uma infinidade dos chamados Kyodai Heroes), atualmente estão extintas/falidas.
Toei Company: É a que mais produz Tokusatsu no japão, responsável por alguns dos gêneros mais famosos como o Super Sentai, Metal Hero e Kamen Rider. Tsuburaya: Criada por Eiji Tsuburaya (considerado um mago da televisão no país), produz a franquia Ultraman, talvez o mais popular super-herói do Japão. Toho: Responsável pelos filmes do Godzilla e pelos seriados Cybercops, Guyferd, Gransazer, Justiriser e Sazer-X. Takara: Antigamente, produzia brinquedos para a Toho (concorrendo com a Bandai, que fabrica os brinquedos da Toei). Atualmente, produz suas próprias séries, sendo responsável pelos seriados Ryukendo e Tomica Hero Rescue Force.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário